Anchova e bom chimarrão, fandango, trago e… Anchova?

Olá POWER Cozinheiros, continuando com a série Novembro Azul, após a nossa Caipirinha (se você ainda não viu, clica aqui e confira), hoje falaremos de churrasco, mas dessa vez será um churrasco de peixe – OK eu sei que a gaúchada revirou os olhos, mas peixe assado ou grelhado como queiram, é muito bom.

ESCOLHENDO O PEIXE

Bom, como o nome do post sugere, o peixe que eu escolhi para assar foi a anchova, peixe de escamas brancas, encontrado no mundo todo, principalmente em águas quentes  como no Mar Mediterrâneo, bastante conhecida no Brasil por ser ingrediente da Pizza sabor Allice (pronuncia-se “Alítche”) gostou da Anchova, quer saber mais sobre o bichinho? Clica aqui.

Você também poderia escolher uma Tainha, ou qualquer outro peixe  médio de sua preferência. Escolhendo na peixaria sempre informe o que você vai preparar, se é cozido, assado ou frito, geralmente o peixeiro vai lhe indicar o melhor procedimento. No caso de Peixes que serão grelhados o ideal é o corte “Espalmado”, é um corte tradicional de pescados, onde a barriga do peixe é cortada e ele fica aberto do avesso, é importante para o bom preparo do peixe que a espinha central continue lá, pois ela  é parte fundamental, ajudando no cozimento e na sustentação do nosso “filé”, as escamas também devem ficar.

TEMPERANDO COM ESPECIARIAS

Agora sim! Vamos falar dos temperos que iremos utilizar, a primeira regra: Vamos fazer um peixe assado, bora pegar o sal grosso e … NÃO… Peixe não se prepara com sal grosso, mas com sal fino, de preferência sal marinho, mas podemos utilizar o comum, eu faço com  sal comum de cozinha e fica POWER. Atentos a lista de ingredientes que iremos utilizar:

  •  01 Ramo de Alecrim (você pode comprar aquele desidratado também vai ficar ótimo e você vai obter o mesmo resultado, pessoas te perguntando quando vai ficar pronto rsrsrrs);
  • 01 Ramo de Salsinha;
  • 01 Ramo de Manjericão (Ingrediente CORINGA, fica excelente em qualquer pescado)
  • Limão Tahiti (Limão Galego)
  • 01 Cabeça de Alho Grande
  • Sal e Pimenta Branca a gosto

PREPARANDO O PEIXE

Muito bem agora que você já tem os temperos que mencionei, já comprou seu peixe espalmado com espinha e escamas, chegou a hora de prepararmos.

  1. Pique a salsinha, separe as folhas de alecrim e manjericão, corte 1 limão para cada peixe (se você fizer 2 peixes médios corte 2 limões);
  2. coloque o peixe em um refratário (o peixe deve estar fresco de preferência ou descongelado já), pode ser de plástico ou de vidro, agora despeje a salsinha picada o alecrim e as folhas de manjericão (não precisa exagerar), esprema os limões e reserve o peixe na geladeira, eu recomendo pelo menos 1 hora antes de por na churrasqueira para que o peixe marine bem;
  3. OBS.: Você vai salgar o peixe uns dez minutos antes com sal fino e pimenta branca a gosto.

VAMOS PARA A CHURRASQUEIRA

Muito bem guerreiros. É simples, mantenha sua churrasqueira e grelhas sempre limpas. Lembre-se sempre de limpar sua grelha e churrasqueira antes de começar o churrasco. Para fazer um bom peixe espalmado eu recomendo que você utilize uma grelha como esta:

Vai facilitar muito a sua vida na hora em que você vai selar a carne. Acenda o fogo, é mais simples do que parece, bom existe uma infinidade de formas de se acender uma churrasqueira. Eu utilizo azeite e papel higiênico, esse compadre aqui ensina um jeito bem parecido com o meu, recomendo. Agora a dica SUPREMA: “Jamais coloque QUALQUER COISA pra assar enquanto você não obter uma brasa linda e homogênea, vermelho incandescente” vai por mim. Divirta-se com o fogo e vá sempre abastecendo o carvão (a quantidade de carvão deve ser proporcional a sua churrasqueira e ao tanto de assados que você vai fazer), quando estiver bem boa a brasa é hora de colocarmos o nosso peixe para assar.

ASSANDO A ANCHOVA COM MAESTRIA

Agora que você tem seu fogo POWER, está na hora de buscar seu peixe que ficou marinando durante uma hora (pelo menos)  na geladeira. Coloque agora o sal fino e a pimenta, e vamos lá…

  • Coloque o peixe espalmado com as escamas contra a brasa (o ideal é que o peixe não fique direto na brasa, nem muito distante), ficando com a carne para cima. (as escamas vão te avisar quando peixe estiver pronto por whatsapp , elas vão ficar escuras e então seu peixe estará quase lá)
  • Você vai observar que o peixe vai borbulhar na parte de cima, peixes tem muita água em seu corpo e ela vai aromatizar a carne deixando-a suculenta, com as mãos firmes, sempre olhe em baixo da grelha, quando as escamas estiverem devidamente escuras e defumadas você vai selar a carne do peixe.
  • Para selar a carne do peixe, é só virar a grelha e deixar uns 10-15 min. no máximo.
  • Pronto, pode servir seu peixe grelhado, delicioso e aromático.

SERVINDO SEU PEIXE GRELHADO

Muito bem agora que o peixe está pronto você pode servir, deixe todas as pessoas cientes das espinhas. Todos vão ficar maravilhados com o seu Churrasco Al Mare rsrsrsr

São bons acompanhamentos:

  • Arroz Branco
  • Batata a Sauté
  • Camarão a Milanesa
  • Salada de Tomate e Cebola

Simples e delicioso, olhá como ficou o meu,

₢Richard César Bernardes - ACERVO  PESSOAL

Muito Obrigado a todos e bora cozinhar!

 

Anúncios

4 comentários sobre “Anchova e bom chimarrão, fandango, trago e… Anchova?

    1. Cezar, que bom ver você por aqui! Vamos postar novas receitas agora no natal! Essa Anchova fica uma delícia, capricha no limão vocês vão adorar! 😉

  1. Eu sei eu sei é muiiito bom parabéns!!!! Cozinhar é uma arte nem precisa de canudo é só ter bom paladar, e claro estudar um pouco sobre todas as combinações possíveis, cozinhar é alquimia…. bjussss sucesso sempre para os dois…!!!!!

Comentários...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s